Educação Pública nas Metrópoles Brasileiras – Impasses e Novos Desenlaces

Educação Pública nas Metrópoles Brasileiras – Impasses e Novos Desenlaces

Org. Mônica G. T. do Amaral e Maria Cecília Cortez C. de Souza

Este livro traz um rico panorama da educação brasileira, abordando as tensões entre a cultura escolar e as culturas dos jovens da periferia na escola pública. Por meio de uma pesquisa ativa junto a professores e alunos, os artigos que compõem o livro propõem um lugar atento às formas criativas e de protesto encontradas por eles, e de expressão de suas necessidades emocionais e interesses culturais, presentes em suas preferências musicais, de dança e de outras formas plásticas de expressão estética. Culturas juvenis como o rap e o hip hop são concebidas como forma de comunicação, de expressão da afetividade e de afirmação da identidade do jovem urbano nas metrópoles. Inspirado em extensa pesquisa de campo, o livro aborda temas relativos à tradição e à autoridade do professor no âmbito escolar em contraste com tais culturas juvenis.

Previous Project

A rima na escola, o verso na história

You might be interested in …