Biografia

Psicanalista, Supervisora Clínica, Doutora em Sociologia. Atende jovens, adultes, casais e coletiv@s das mais diversas etnias e sexualidades.

Maíra Soares Ferreira no Mar

Sujeita, Escutadora e Escritora. Autora de sua história, mulher, branca, mãe solo, crítica às monoculturas da fé, dos afetos, da sexualidade e da terra), feminista, decolonial, antirracista, antimanicomial, antiproibicionista etc. Nasceu no Vale do Paraíba, interior de São Paulo/Brasil, morou nos EUA, na Dinamarca, algumas diferentes regiões do território brasileiro e, atualmente, em São Paulo capital. Fez graduação em Psicologia na Universidade Metodista de Piracicaba, interior de São Paulo, e durante esse percurso, trabalhou na Prefeitura do município, participou de Projetos de Pesquisa e Extensão, militou no Movimento Estudantil Universitário e também cursou a formação política Realidade Brasileira, turma Paulo Freire, na ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES (ENFF).

Após a graduação, trabalhou no terceiro setor (por pouco tempo) e logo abriu seu consultório. Iniciou alguns curso de pós lato-sensu sobre Saúde Mental & Adolescência e Psicopatologias & Clínica Contemporânea – ambos no Instituto Sedes Sapientae em São Paulo. Pouco depois deu início à formação clínica e teórica em Psicanálise, também no SEDES, e o mestrado em Educação na USP/SP.

Já mestra e psicanalista teve sua dissertação premiada pelo Mais Cultura/MinC que fez do trabalho seu primeiro livro autoral: “A rima na Escola, O verso na história” (BOITEMPO, 2012). Posteriormente realizou seu doutorado em Sociologia (UFG), que foi escolhido para publicação no formato e-book livre pela editora da universidade: “Pisando em Óvulos – a violência obstétrica como uma forma de punição sexual às mulheres” (CEGRAF/UFG, 2021). Durante o percurso da pesquisa e escrita da tese, algumas experiências foram significantes, como: o início da Clínica Psicanalítica ONLINE; o trabalho como pesquisadora (que culminou na organização de livros coletivos); uma formação feminista com o Teatro das Oprimidas (OCUPA MADALENAS); um contrato pontual de 2 anos como professora substituta (na Faculdade de Letras da UFG) e uma coordenação do “Projeto Parinópolis: Mulheres no Enfrentamento às Violências” (desenvolvido no município de Pirenópolis, via a ONG Tramas do Corpo e com o apoio da Global Fund for Women).

Por fim, já de mãos dadas com as filhas-parceiras e com toda uma rede de apoio e afetos artesanalmente construída, Maíra finalizou todo um percurso formativo formal e informal e finalmente firmou os dois pés no seu projeto de vida: a Clínica Psicanalítica Divã Mundi. Inicialmente em uma modalidade Presencial & Online. Depois, junto de todo um processo de (re)criação teórico, técnico e metodológico, inaugurou a Divã Mundi como um dispositivo clínico psicanalítico online capaz de escutar as demandas contemporâneas de brasileir@s territorializados pelo planeta terra.

São Paulo capital é o local-articulador e potencializador da CLÍNICA PSICANALÍTICA DIVÃMUNDI que, desde o início de 2023, vêm ampliando as parcerias com algumas associações, equipes médicas e centros de pesquisas voltados à medicina da floresta com enfoque nos tratamentos psiquiátricos à base da cannabis e muitas outras plantas medicinais.

Para outras informações, entre em contato via e-mail, Instagram ou WhatsApp.